Vitralizado

HQ

O final de A Piada Mortal

PiadaFinal

Enquanto OEsquema passava por umas mudanças e melhorias técnicas nos últimos dias, uma das coisas mais legais que vi na internet e acabei demorando pra postar foi a teoria do Grant Morrison sobre A Piada Mortal. Fica o aviso: caso você não tenha lido o clássico do Alan Moore publicado em 1988, pare por aqui, ok? O Morrison explicou sua teoria no podcast do Kevin Smith. Em linhas gerais, ela diz que o Batman quebra o pescoço do Coringa. Segundo o quadrinista escocês, o final da história consta no próprio nome da hq: Killing Joke. Demais né? Por aqui dá pra ler na íntegra o roteiro do Moore e, assim como na versão final da obra, fica em aberto o desenrolar do enredo. Aí que o pesquisador Julian Darius, autor de um livro que analisa o quadrinho do Moore, expôs sua versão do final. Ele também acredita que o Batman matou o Coringa, mas de outra forma. E aí, o que você acha? Seguem as duas teorias em vídeo, seguidas da página final e do roteiro do Moore referente a ela.

PiadaMortalÚltimaRoteiro

PiadaMortalÚltima

PiadaMortalÚltimaPágina

3 comentários O final de A Piada Mortal

  1. Nataniel, o Metz

    Cara, o Allan Moore é detalhista demais nos roteiros (acho que pra Piada mortal, HQ de umas 40 páginas, o tamanho do roteiro do Moore era de 120 páginas) e eu não acredito que um fato desses ia passar sem nenhuma menção do autor.

    Veremos agora quem vai entrevistar o Allan Moore e vamos ver qual as declarações dele e de quem ele vai falar mal dessa vez.

    Reply
  2. Pingback: O que acontece no final de A Piada Mortal, a melhor história do Batman, do Alan Moore | Trabalho Sujo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: