Vitralizado

Sem categoria

Music Hack Day

SiteCash

Já ouviu falar no Music Hack Day? Escrevi sobre o evento pro site da Galileu. A próxima edição acontece dias 7 e 8 de dezembro em Londres e propõe várias a criação de várias ideias, programas e aplicativos para a indústria da música. Meu texto tá aqui.

O dia de hackear a música
Como hackdays podem criar novos modelos de negócio para a indústria e mudar a forma como consumimos música

por Ramon Vitral

O futuro da indústria musical está em aberto. No entanto, a crise do mercado fonográfico incentivou grupos de programadores, designers e artistas de várias cidades do mundo a reservarem pelo menos um dia inteiro de cada ano para a construção de soluções práticas e criativas para o consumo de música na era digital. Durante as 24 horas de duração de cada Music Hack Day são inventados aplicativos e programas destinados a ouvintes, artistas e produtores.

A próxima edição do encontro está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, em Londres. Será o 15º e último evento de 2013 da iniciativa criada em 2009 pelo programador Dave Haynes. Com ingressos e inscrições esgotadas, o Music Hack Day do próximo mês vai contar com apoio tanto de empresas relacionadas à indústria musical tradicional, como a gravadora Universal Music, quanto a sueca Spotify, do aplicativo homônimo de repprodução de canções por streaming.

Sede do primeiro Music Hack Day, em 2009, Londres hospedou tabém a última edição do ano passado. Do encontro saíram ideias como o site Remix of The Century, um imenso gráfico interativo com todas canções que chegaram ao número um da Billboard desde 1890, acompanhado de um remix de mais de onze minutos de duração.

Outra invenção foi o Kantas, para quem quer treinar outras línguas ouvindo música. Semelhante a exercícios de escolas de idiomas, o site armazena canções em vários línguas com trechos de suas letras em branco para o ouvinte completar. Um estrangeiro, por exemplo, pode treinar português com Novos Baianos, Mutantes e Jorge Ben Jor.

Já ouviu I’ve Been Everywhere, do Johnny Cash? Ela lista vários lugares em que o cantor norte-americano diz ter estado e o programador Iain Mullan mapeou todos eles. Jonny Cash Has Been Everywhere usa o Google Maps para mostrar todos os 180.837 quilômetros visitados pelo artista.

Para os dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2014 está agendada a primeira edição do Music Hack Day do próximo ano, em Cannes, na França.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: