Vitralizado

HQ

Vitralizado: 5 anos!

Hoje o Vitralizado completa 5 anos! Convido você para comemorar o aniversário comigo no sábado (7/10), na Ugra, aqui em São Paulo, a partir das 16h. Estarei por lá junto com o Felipe Nunes distribuindo a 10ª edição da Série Postal e também um postal comemorativo celebrando a data, com essa ilustração aqui em cima assinada pelo Shiko. Aliás, a arte ficou tão foda que fizemos alguns cartazes que estarão sendo vendidos por lá – são só 50, então leva quem chegar primeiro. Talvez role um bolo e mais uma ou outra coisa exclusiva pra quem aparecer. Você está convidado! As instruções pro evento estão aqui.

-X-

O meu blog com maior tempo de existência antes do Vitralizado chamava O Filtro e durou uns cinco meses, ainda na minha época de faculdade. Dei as atividades do Filtro por encerradas quando arrumei o meu primeiro estágio, na assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura de Juiz de Fora. Isso foi no final de 2006 e naquela época me parecia meio impossível levar um blog com uns três posts por semana, a vida de estudante de jornalismo e um estágio de quatro horas diárias.

O Vitralizado surge em outubro de 2012 como um dos blogs do saudoso O Esquema, um dos coletivos/portais de blogs mais massas que a internet brasileira já viu. Na época eu trabalhava no Estadão e os posts do blog entravam no ar principalmente no meu horário de almoço, quando eu tinha um intervalo na correria da redação. Foi um começo frenético, 100 posts nos dois primeiros meses e muita coisa sobre cinema, área que cobria no jornal. A medida que fui emplacando mais pautas sobre HQs no jornal, elas também passaram a dar mais as caras por aqui.

Aqui estamos, cinco anos  e 2112 posts depois. Ainda tô tentando entender qualé a do Vitralizado. Hoje ele é um blog principalmente sobre HQs. Assim como o foco já foi cinema, pode ser que a linha editorial mude daqui uns anos, mas tô bem feliz do jeito que as coisas tão e orgulhoso do que produzi até aqui. A Série Postal tem sido um sucesso e gosto de pensar que é apenas a primeira de muitas incursões impressas do Vitralizado. Também não escondo a minha satisfação com as entrevistas que tenho conseguido. Só nos últimos três meses publiquei conversas com Guy Deliesle, Richard McGuire, Jeff Lemire, Derf Backderf, Chester Brown e Nick Sousanis.

Enfim, tudo muito bem, tudo muito bom. Tô planejando um tapa no visual da casa para os próximos meses e também pretendo priorizar o conteúdo produzido exclusivamente para o blog, diminuindo a minha produção de matérias para jornais, sites e revistas. Mas uma coisa de cada vez, talvez esse papo fique pro 6º ano, vamos ver.

Parabéns pra gente e obrigado pela leitura!

Ah! E nos vemos sábado na Ugra!

Ramon

1 comentário Vitralizado: 5 anos!

  1. Pingback: Vitralizado #61 – 10.2017 | Vitralizado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: