Vitralizado

HQ

Sábado (2/9), às 16h: uma palestra sobre os 60 anos de O Eternauta e o legado de Héctor Germán Oesterheld

O clássico O Eternauta dos argentinos Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López completa 60 anos em 2017. As seis décadas de existência do personagem serão celebradas no próximo sábado (2/9) em uma palestra do professor argentino Miguel Angel Foncueva, radicado no Brasil e organizador da exposição HGO + Eternauta, que passou por mais de 10 cidades argentinas. Vi fotos de alguns dos materiais de Foncueva relacionados à obra de Oesterheld e é realmente impressionante a diversidade do conteúdo que ele possui sobre a criação máxima do quadrinista. Essa é imperdível mesmo, viu? Ó o sinopse que consta lá na página do evento no Facebook:

Palestra gratuita: 60 anos de Eternauta

Neste bate-papo com o professor argentino Miguel Angel Foncueva, serão abordados diversos aspectos da trajetória de Oesterheld, incluindo seu primeiro conto publicado, seus pseudônimos e as mensagens subjacentes em sua obra.

Foncueva também apontará as diferenças entre os comics americanos e a Escola Argentina de Historieta, considerando personagens de Oesterheld, como Gatito, Sargento Kirk, Ticonderoga, Ernie Pike e Bull Rocket.

Sobre o palestrante:

Miguel Angel Foncueva é Mestre em Cultura Argentina pelo INAP (Instituto Nacional de la Administración Pública) e professor de restauração de obras artísticas.

Foi idealizador e curador de diversas exposições, incluindo HGO + Eternauta, que circulou por mais de 10 cidades argentinas, e “Literatura Desenhada”, em homenagem ao desenhista Alberto Breccia.
Coordenou 7 edições do concurso “Historieta Argentina” e é o responsável pelo projeto para instituir o dia 4 de setembro (data da primeira publicação do Eternauta) o Dia da Historieta Nacional.

1 comentário Sábado (2/9), às 16h: uma palestra sobre os 60 anos de O Eternauta e o legado de Héctor Germán Oesterheld

  1. Pingback: Vitralizado #59 – 08.2017 | Vitralizado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: