Vitralizado

HQ

Sábado (26/8), às 16h: uma conversa sobre Laika de Nick Abadzis na Ugra

Vai ser difícil você encontrar por aí quadrinhos tão tristes quanto Laika de Nick Abadzis. O gibi do quadrinista britânico sobre a cachorrinha soviética narra todo o contexto científico e político resultou no envio da primeiro ser vivo a uma viagem à órbita terrestre. A HQ ganhou o prêmio Eisner para Melhor Publicação para Adolescentes em 2008, além de concorrer na categoria Melhor Obra Baseada em uma História Real, e acabou de ganhar edição em português pela Barricada, selo de quadrinhos da Boitempo Editorial.

O livro será lançado sábado (26/8) na loja da Ugra aqui em São Paulo. Eu estarei por lá pra mediar uma conversa sobre o quadrinho, a Guerra Fria, a corrida espacial e direitos dos animais. Junto comigo estarão Gilberto Maringoni, Othon Cabo Winter e Cláudia Fusco. Você confirma sua presença na página do evento clicando aqui. Ó a sinopse oficial do evento e um breve perfil dos três debatedores:

“QUADRINHOS, GUERRA FRIA, CORRIDA ESPACIAL E DIREITOS DOS ANIMAIS

Venha participar do bate-papo de lançamento de Laika, de Nick Abadzis, pelo Barricada (selo de quadrinhos da Boitempo). Novela gráfica vencedora do Prêmio Eisner de 2008, o livro conta a história da cachorra mais famosa do mundo, narrada com a força e a delicadeza que essa pequena heroína merece.

OS DEBATEDORES:

• Gilberto Maringoni é doutor em História Social pela FFLCH-USP e professor adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC. É autor, entre outros, de A Revolução Venezuelana (Editora Unesp, 2009), Angelo Agostini: a imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal – 1864-1910 (Devir, 2011) e da introdução do romance O homem que amava os cachorros, do cubano Leonardo Padura. Cartunista, ilustrou algumas capas de livros publicados pela Boitempo Editorial na Coleção Marx Engels, como o Manifesto comunista. Integra o conselho editorial do selo Barricada, de quadrinhos da Boitempo.

• Othon Cabo Winter possui graduação em Licenciatura em Fisica pela UNESP (1985), mestrado na área de Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1990) e doutorado em Dinâmica do Sistema Solar pela School of Mathematical Sciences, QMWC, da Universidade de Londres (1994). É professor Titular do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia, campus de Guaratinguetá da UNESP e colaborador do programa de P.G. em Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica Orbital, atuando principalmente nos seguintes temas: manobras orbitais, estabilidade, caos e ressonâncias. É lider do Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia da UNESP e pesquisador do Grupo de Trajetórias Espaciais do INPE. Atualmente ocupa as posiçoes de: (a) Vice-Chair do Panel on Satellite Dynamics do COSPAR – Committee on Space Research; (b) Presidente da Comissão Permanente de Relações Institucionais da AAB – Associação Aeroespacial Brasileira; (c) Presidente da Comissão Brasileira de Astronomia – CBA da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira. Foi membro do Committee of Astrodynamics do IAF – International Astronautical Federation (2009-2014). (Fonte: Currículo Lattes)

• Cláudia Fusco é jornalista e mestre em Science Fiction Studies pela Universidade de Liverpool, Inglaterra. É pesquisadora de mitos, folclore, contos de fadas e literatura especulativa. Colaborou para o especial de ficção científica da revista Mundo Estranho e foi colunista do site Contraversão. Já participou de conferências internacionais e ministrou aulas na USP, Casa do Saber, Youpix (por voto popular), entre outros”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: