Vitralizado

HQ

– Prêmio Grampo 2018 de Grandes HQs – O resultado final será anunciado sábado (3/2), a partir das 15h30, na Ugra!

O Prêmio Grampo 2018 de Grandes HQs já tem seus vencedores. As 10 obras mais bem votadas pelos jurados da edição de 2018 do prêmio serão reveladas no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, a partir das 15h30, na loja da Ugra. O anúncio das três primeiras colocadas será feito por mim e na companhia virtual de Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro, editores do Balbúrdia. Em seguida, eu bato um papo com Carol Ito, Carlos Neto e Thiago Borges, três membros do júri da premiação. Também faremos uma retrospectiva da cena brasileira de quadrinho em 2017 e algumas perspectivas para 2019.

Na edição passada do Prêmio Grampo, anunciada em janeiro de 2017, o Grampo de Ouro ficou com Bulldogma (Veneta), de Wagner Willian; Você é Um Babaca, Bernardo (Mino), de Alexandre S. Lourenço, levou o Grampo de Prata; e Desconstruindo Una (Nemo), da quadrinista britânica Una ganhou o Grampo de Bronze. Em 2016, Ouro, Prata e Bronze ficaram, respectivamente, com Aventuras na Ilha do Tesouro (Mino), de Pedro Cobiaco); Talco de Vidro (Veneta), de Marcello Quintanilha; e Dupin (Zarabatana), de L.M. Melite.

O Grampo é um esforço conjunto Vitralizado/Balbúrdia para registrar um período ímpar na história dos quadrinhos publicados no Brasil a partir da avaliação de alguns de seus personagens. A dinâmica da votação continua a mesma dos últimos dois anos: cada um dos jurados enviou um ranking com seus 10 trabalhos preferidos. O primeiro colocado de cada ranking recebeu 10 pontos, o segundo nove, o terceiro oito e assim por diante até o 10º com 1 ponto. Depois de amanhã, 5ª (1/2), anunciarei com o pessoal do Balbúrdia os nomes dos membros do júri do Grampo 2018. Enquanto isso, deixo a pergunta: qual você considera o melhor quadrinho publicado no Brasil em 2018?

PS: a arte do logo do prêmio é do Jairo! valeu outra vez, cara!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: