Vitralizado

HQ

Nostos: Nick Sousanis divulga duas páginas da continuação de Desaplanar

Muito da comoção em torno de Desaplanar diz respeito ao fato da obra ter sido o primeiro trabalho de doutorado da Universidade de Columbia, em Nova York, apresentado em formato de história em quadrinhos. Na época do lançamento da edição brasileira eu conversei com o autor, Nick Sousanis, e escrevi sobre o livro pro caderno Ilustríssima, da Folha de São Paulo. Gosto do estranhamento causado pela leitura de Desaplanar e acho interessante as reflexões propostas pela HQ. Por isso fiquei feliz em ver no blog do Nick Sousanis o anúncio oficial da continuação do quadrinho, batizada provisoriamente de Nostos.

Aliás, na nossa conversa sobre Desaplanar em 2017 Sousanis já havia adiantado um pouco sobre o conteúdo dessa continuação. Ó o que ele disse: “Eu acho que se Desaplanar argumentou a favor da sua própria existência, esse próximo vai tratar do aspecto mais prático das coisas. Desaplanar era uma tentativa de pensar como o mundo e particularmente o ensino poderia ser para a minha então não-nascida filha. Dessa vez eu definitivamente fui afetado pela experiência de aprender com ela, assim como das minhas aulas e de querer ajudar as pessoas a reaprender a importância de fazer perguntas e a saber que são capazes de atos criativos. Eu vejo isso como algo muito mais criativo do que o primeiro e muito mais autocontido”.

Nesse post falando sobre o próximo livro, Sousanis divulgou duas páginas de uma sequência continua de vinte e duas que deverá abrir um dos capítulos do álbum – essas dupla aqui em cima. Sousanis ainda compartilhou rascunhos e testes feitos por ele durante a produção desse trecho. O autor também explicou que Nostos é uma referência à Odisseia e está ligado ao conceito de nostalgia – a página dupla divulgada por ele inclusive trata um pouco do tema. Ele não deu informações sobre uma possível data de lançamento da HQ. Saca só os estudos de página publicados lá no blog do quadrinista/pesquisador:

Estudos divulgados por Nick Sousanis para a continuação de Desaplanar
Estudos divulgados por Nick Sousanis para a continuação de Desaplanar
Estudos divulgados por Nick Sousanis para a continuação de Desaplanar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: