Vitralizado

HQ

Marcatti 40: exposição no Ugra Fest 2017 homenageia os 40 anos de carreira do lendário Marcatti

Um dos destaques do Ugra Fest 2017 é a exposição Marcatti 40, celebrando os quarenta anos de carreira do mais lendário quadrinista independente brasileiro, Marcatti. O Douglas e a Dani Utescher da Ugra convidaram 40 artistas nacionais para criarem suas versões do mais famoso personagem do Marcatti, Fráuzio, e as artes estarão expostas no SESC Belenzinho nos dias 8 e 9 de julho. Eu estou trabalhando na divulgação do festival, por isso conversei com algumas das pessoas envolvidas na mostra e também com o próprio Marcatti para escrever o release do evento. Segue a íntegra do meu texto junto com a arte produzida pelo Luiz Berger para a exposição e a lista completa com todos os artistas participando da homenagem:

 

Marcatti 40

Exposição no Ugra Fest 2017 homenageia os 40 anos de carreira do Marcatti

Os quarenta anos de carreira do mais importante quadrinista independente e underground brasileiro serão celebrados no Ugra Fest 2017, marcado para os dias 8 e 9 de julho de 2017 no SESC Belenzinho de São Paulo. A exposição Marcatti 40 reúne quarenta interpretações feitas por quadrinistas nacionais do principal personagem criado por Marcatti, o lendário Fráuzio. “Ele representa de certa forma toda a putaria que eu faço”, afirma o autor. Dentre os nomes participando da mostra estarão membros de diferentes vertentes e gerações da cena brasileira de quadrinhos, como Fábio Zimbres, Juscelino Neco, Pablo Carranza, Germana Viana e Paulo Crumbim. Realizada no mesmo espaço da feira do Ugra Fest, a exposição também terá entrada gratuita.

Fráuzio surgiu na cabeça de Marcatti no final dos anos 90 como protagonista de um game nunca finalizado pelo autor. O personagem acabou ganhando uma revista própria e homônima em 2001, publicada pela Editora Escala e com a robusta tiragem de 35 mil exemplares mensais. Sem qualquer aviso de classificação etária em suas páginas e baratíssima, a publicação chegou ao fim após seis números por conta da reclamação de pais incomodados com o material consumido pelos filhos.

“Eu estraguei muitas infâncias”, brinca Marcatti. “O primeiro número custava um real, mais barato que Turma da Mônica, a revista do Cascão custava R$ 1,50. Sujeira por sujeira, muitas crianças preferiram o Fráuzio”, diz o autor em meio a risos.

Na avaliação de Douglas Utescher, um dos organizadores da Ugra Fest e também um dos curadores da Marcatti 40, a história do quadrinista é singular nas HQs nacionais. “O que eu tenho de vida esse cara tem de quadrinhos, e sempre independente, sempre fiel à sua visão e ao seu estilo”, diz Utescher. Coube a ele, a Daniela Utescher e ao próprio Marcatti a seleção dos artistas convidados para a criação de suas versões de Fráuzio.

conferido_luiz_berger

“O Marcatti é o maior punk dos quadrinhos brasileiros”, avalia o quadrinista Camilo Solano, autor de um dos trabalhos em exposição. “Além de ser um grande artista, eu o admiro pelo amor com que produz suas obras e o quanto ele acredita no que faz. Para fazer as histórias sem ninguém encher o saco, ele é responsável por todo o processo de produção de um livro”, afirma Solano, lembrando o fato do homenageado criar, imprimir e montar suas publicações dentro de sua própria casa.

“O nome do Marcatti é muito importante para qualquer quadrinista que continua lutando com o mercado independente”, diz o autor de outra das obras que estarão em exposição no SESC Belenzinho, o quadrinista Elcerdo. “Ele é uma referência do do it yourself. Mesmo já tendo trabalhado e feito parte do grande mercado, seu conhecimento e processo de trabalho atual é de invejar”, analisa o artista.

De acordo com Douglas Utescher, a promessa é de artes refletindo todo o humor, o talento e a escatologia associados ao trabalho de Marcatti. “Ele é muito querido por seus pares, então estão todos caprichando bastante. Ao mesmo tempo, lidar com um universo tão bizarro e peculiar como o do Marcatti parece ter aguçado bastante a imaginação de todo mundo”, instiga o curador.

Confira a lista completa dos artistas participantes da exposição Marcatti 40:

Al Stefano, André Diniz, André Toral, Bira Dantas, Camilo Solano, Chico Felix, Escape HQ, Fabiane Langona, Fábio Zimbres, Felipe Bezerra, Flávio Luíz, Floreal, Franco de Rosa, Galvão Bertazzi, Germana Viana, Gilmar Machado, Guilherme Petreca, Juscelino Neco, Kellen Carvalho, Kiko Garcia, Laudo Ferreira, Lobo Ramirez, Luciano Salles, Luiz Berger, Marcos Batista, Miolo Frito, Pablo Carranza, Paulo Batista, Paulo Crumbim, Pedro Cobiaco, Pedro D’Apremont, Pietro Luigi, Ruis Vargas, Shiko, Thiago Ossostortos, Tiago Elcerdo, Victor Bello, Victor Freundt, Walmir Orlandeli e Will.

Deixe um comentário


Notice: Undefined index: email in /home/vitralizado/www/wp-content/plugins/simple-social-share/simple-social-share.php on line 74