Vitralizado

HQ

Gosh! Comics: a melhor loja de quadrinhos de Londres

Antes de tudo, a Gosh! Comics é a melhor loja de quadrinhos de Londres segundo o meu padrão de qualidade. Ainda assim, gosto da Forbidden Planet e acho a Orbital imperdível – fiquei na maior dúvida se ela não seria a minha preferida -, mas no final das contas a Gosh! é a que mais gosto. Começo pelo lugar em que ela está localizada. Fica no número 1 da Berwick Street, uma das ruas mais legais de Londres. É possível chegar nela pela Oxford Street, a estação mais próxima é a Tottenham Court Road. Outras opções de metrô são as estações Piccadilly Circus ou a Oxford Circus, ambas ficam a menos de 10 minutos da Berwick. Nos anos 90, a rua Berwick era um dos principais centros de venda de discos da cidade, ela era bastante frequentada por músicos e serviu de cenário pra capa de (What’s the Story) Morning Glory?, do Oasis. Ainda há algumas lojas de discos e cds por lá, mas hoje também têm galerias, lojas revistas de várias partes do mundo, alguns restaurantes e bares e uma feira com várias barracas que só fecham aos domingos. O site da feira está aqui e vale conferir antes de passar lá: o número de barracas varia de acordo com os dias da semana.

Gosh.2-594x445

Das três lojas de quadrinhos aqui de Londres, talvez a Gosh! seja a menor, com dois andares e ambos não muito grandes. No nível da rua, na entrada da loja, ficam os mais recentes lançamentos e alguns clássicos, mas quase nada de super-heróis. Os gibis de editoras americanas (Marvel, DC e Image) por ali estão nas prateleiras de autores. Há uma dedicada apenas a clássicos de Alan Moore e Neil Gaiman, outra com Grant Morrison e Mark Millar e mais algumas. As outras obras mais famosas e populares nesse espaço são principalmente quadrinhos policiais (muita coisa do Ed Brubaker) e ficções científicas (como Saga). O resto desse primeiro andar é repleto de obras de editoras menores ou publicações independentes. Há uma mesa imensa com lançamentos e algumas obras-primas recentes, como Jimmy Corrigan e Building Stories do Chris Ware. Pra quem não é de ler muito quadrinho, essa mesa pode ser uma tremenda amostra do que tem de melhor no meio hoje. Também há uma prateleira apenas com publicações da Nobrow e outra com produções de artistas mais alternativos. Vale prestar atenção nos muitos gibis autografados, todos pelo preço da capa e misturados com outras edições normais. Vi um Robert Crumb com a assinatura dele por 22£.

Gosh.3-594x445

O canto da foto aqui de cima mostra uma outra mesa, menor, e uma prateleira dedicada apenas a obras independentes. Publicações de diversos formatos, com experimentações de cores, traços e enredos. São edições de tiragem bem limitada na maioria das vezes, então é bem grande a rotatividade dos trabalhos expostos por ali. Em frente a esse espaço fica uma outra prateleira, com livros técnicos sobre linguagem e história dos quadrinhos britânicos e mundias, e também impressões sobre grafitti, design e cinema. Mais no canto fica uma estante com trabalhos infantis e talvez esse seja o único ponto fraco da loja. Como na Forbidden Planet e na Orbital, na minha última visita havia bastante coisa de A Hora da Aventura. Mas…cara, é uma loja de quadrinhos, provável que qualquer criança se divirta por lá de qualquer forma.

Gosh.4-594x445

No subsolo ficam os quadrinhos de super-heróis, outros gibis de grandes editoras americanas e alguns mangás. É bastante organizado e bem fácil de entender a distribuição das revistas e encadernados. De qualquer forma, essa parte da loja não é a mais interessante, mais voltado pra obras que você pode encontrar facilmente em qualquer outra comic shop. Na escada até lá ficam expostas artes originais a venda. Também dá pra comprar um pôster da Liga Extraordinária assinado por Alan Moore e Kevin O’Neill (80£). Falando nos dois, no próximo sábado eles vão estar na Gosh! pra uma sessão de autógrafos do novo livro da Liga Extraordinária, Nemo: Roses of Berlin. Isso é outra coisa bem legal da loja, vale ficar de olho na agenda do site deles pra ficar sabendo dos eventos agendados, costumam ser vários e são bastante concorridos. Vai que você está de bobeira em Londres e tá rolando algo legal? Qualquer dúvida, vale trocar uma ideia com os funcionários também. São bastante simpáticos e atenciosos.

Gosh.5-594x792

4 comentários Gosh! Comics: a melhor loja de quadrinhos de Londres

  1. Pingback: Mega City Comics: a loja de quadrinhos de Camden Town | Vitralizado

  2. Pingback: 30 anos de Gosh!, por Mike Allred | Vitralizado

  3. Pingback: 30 anos de Gosh!, por Jaime Hernandez | Vitralizado

  4. Pingback: A edição limitada de Jerusalem com um bookplate autografado por Alan Moore | Vitralizado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: