Vitralizado

HQ

Estão abertas as inscrições para segunda edição do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras

Ei, pessoal! Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras. Serão quatro encontros lá na loja da Ugra, sempre de 10h às 12h, nos dois últimos sábados de outubro (22 e 29/10) e nos dois primeiros de novembro (5 e 12/11). Além de uma primeira aula em que eu vou expor um pouco da minha leitura de alguns dos vários elementos que compõem a atual cena brasileira de quadrinhos, convidei alguns nomes de peso pra trocar ideia com os participantes nos três encontros seguintes: Murilo Martins (Love Hurts e Eu Sou Um Pastor Alemão), Cecilia Arbolave (Lote 42 e Banca Tatuí), Guilherme Kroll (Balão Editorial), Lielson Zeni (Balbúrdia), Daniela Utescher (Ugra Press) e Davi Calil (Quaisqualigundum e Uma Noite em L’Enfer).

[**Lembre aqui como foi a primeira edição do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras**]

Estou numa pilha cada vez maior de tirar do virtual algumas práticas minhas aqui no Vitralizado. A ideia do curso é de conversar e refletir ao vivo sobre a forma como as pessoas consomem, pensam, vendem e produzem quadrinhos. A primeira edição do Ciclos, realizada entre maio e junho, foi muito mais interessante do que jamais poderia imaginar. Depois, eu e o pessoal da Ugra demos início ao Clube de Leitura, que também tem dado muito pano pra manga. Agora retomamos esse empreitada empolgante que é o curso. Como já tinha dito lá no começo do ano, a tendência é esse tipo de projeto ficar cada vez mais constante por aqui. E vale sempre o meu agradecimento especial pro meu amigo Jairo Rodrigues, responsável pelo cartaz e todo o material de divulgação do eventoassim como aconteceu no primeiro.

Mais uma vez: o convite tá feito. Seja você quadrinista, editor, jornalista ou leitor, sua presença na Ugra será extremamente bem-vinda. O objetivo do curso é trocar ideias e experiências, bater-papo e refletir sobre muito do que tá rolando no mercado brasileiro de HQs. Vamos? Ó a programação:

banner-vol2-facebook

Curso: Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras
Organizador: Ramon Vitral (www.vitralizado.com)
Convidados: Murilo Martins (Love Hurts e Eu Sou Um Pastor Alemão), Cecilia Arbolave (Lote 42 e Banca Tatuí), Guilherme Kroll (Balão Editorial), Lielson Zeni (Balbúrdia), Daniela Utescher (Ugra Press) e Davi Calil (Quaisqualigundum e Uma Noite em L’Enfer).
Data: dois últimos sábados de outubro (22 e 29/10) e dois primeiros de novembro (5 e 12/11).
Horário: das 10h às 12h
Número de vagas: 15
Valor: R$100

Nos últimos seis anos o jornalista Ramon Vitral publicou matérias sobre HQs nos principais jornais, revistas e sites da imprensa brasileira. Responsável pelo blog Vitralizado e autor de entrevistas com nomes consagrados dos quadrinhos mundiais, ele organiza entre final de outubro e início de novembro a segunda edição do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras. Ao longo de quatro aulas ele conversará com autores, editores e lojistas especializados sobre as várias etapas da produção de um quadrinho e os elementos que tornam tão atípico o momento efervescente da cena brasileira de HQs.

Aula 1 (22/10, 10h às 12h): o jornalista Ramon Vitral faz um panorama da atual cena brasileira de quadrinhos e adianta algumas dos temas dos encontros seguintes.

Aula 2 (29/10, 10h às 12h): os quadrinistas Murilo Martins (Love Hurts e Eu Sou um Pastor Alemão) e Davi Calil (Quaisqualigundum e Uma Noite em L’Enfer) conversam com Ramon Vitral sobre a produção de suas obras mais recentes.

Aula 3 (5/11, 10h às 12h): um debate sobre curadoria, edição e a relação entre autores e editores com Guilherme Kroll (Balão Editorial) e Lielson Zeni (Balbúrdia).

Aula 4 (12/11, 10h às 12h): uma conversa sobre a relação entre autores e o mercado com Cecilia Arbolave (Lote 42 e Banca Tatuí) e Daniela Utescher (Ugra Press).

poster-vol2-cores800px

2 comentários Estão abertas as inscrições para segunda edição do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras

  1. Pingback: Vitralizado #48 – 09.2016 | Vitralizado

  2. Pingback: Os ciclos produtivos das HQs brasileiras #2 | Lugar Certo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: