Vitralizado

HQ

Chris Ware de volta ao Brasil: Cia das Letras promete Rusty Brown para 2020 e reimpressão de Jimmy Corrigan para agosto de 2019. Confira uma prévia de Rusty Brown!

A editora Companhia das Letras promete para 2020 o lançamento do primeiro volume de Rusty Brown, próxima obra do quadrinista norte-americano Chris Ware. O álbum terá tradução de Caetano Galindo. A Companhia também anunciou a reimpressão de Jimmy Corrigan – O Menino Mais Esperto do Mundo. Publicada originalmente no Brasil em 2009 e esgotada há vários anos, a HQ retornará às livrarias nacional em agosto de 2019.

A capa e a sinopse de Rusty Brown foram reveladas pela editora norte-americana Pantheon Graphic Library em fevereiro de 2019. O livro de 352 páginas será lançado nos EUA em setembro de 2019. Compartilho a seguir a sinopse da obra (em tradução do tradutor, pesquisador e crítico Érico Assis), duas páginas da HQ e a capa revelada há alguns meses:

Uma página de Rusty Brown, próxima HQ do quadrinista Chris Ware, com lançamento previsto para 2020 no Brasil pela Companhia das Letras

“Rusty Brown é a articulação 100% interativa, 100% colorida de inter-relações espaço-temporais entre seis consciências plenas em um só dia no meio-oeste norte-americano e a minúscula partícula humana que estas involuntariamente orbitam. Cumulação dispersa e especial, floco de neve das maiores temáticas e dos menores momentos da vida, Rusty Brown almeja, literária e literalmente, nada menos que a coalescência de um hemisfério de toda a existência em uma só história ilustrada com qualidade museica, disposta com a devida perícia a fim de apresentar a ilusão inefável, empática e convincente da experiência tanto a leitores curiosos quanto à vida humana quanto aos tradicionais fãs da realidade comum. Da infância à velhice, não há trama congelada que não degele na trama de contos de uma criança que desperta sem superpoderes, um adolescente que cresce e vira déspota paterno, um pai que guarda seus pesares na superfície do planeta Marte e uma mulher em fins de terceira idade que busca o amor de uma só pessoa no planeta Terra”.

Eu considero Chris Ware o grande gênio contemporâneo das HQs. Mais conhecido no Brasil por Jimmy Corrigan, ele é autor da série Acme Novelty Library, publicada desde 1993 e atualmente em sua 20ª edição – quatro partes de Rusty Brown foram publicadas originalmente nos números 15, 16, 17 e 19 da série.

Até o momento, a obra-prima do autor é Building Stories, lançada em 2012. Eu escrevi sobre a HQ e o trabalho de Ware para a revista Galileu na época do lançamento da obra. A minha entrevista com o autor foi publicada na íntegra, em português, aqui no Vitralizado, e em inglês no site Bleeding Cool.

Uma página de Rusty Brown, próxima HQ do quadrinista Chris Ware, com lançamento previsto para 2020 no Brasil pela Companhia das Letras
A capa da edição norte-americana de Rusty Brown, próxima HQ do quadrinista Chris Ware, divulgada em fevereiro de 2019 pelos editores da Pantheon Graphic Library

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: