Vitralizado

HQ / Matérias

As lojas de quadrinhos de Londres

No período que morei em Londres passava grande parte dos meus dias pulando de loja de quadrinho em loja de quadrinho. Cheguei até a fazer uma série sobre as comics shops londrinas por aqui, lembra? Escrevi pro caderno Turismo da Folha sobre as três principais lojas que frequentei por lá e a matéria saiu hoje. Reproduzo aqui a íntegra do texto, com a recomendação de algumas lojas extras e um mapa mostrando a proximidade das três principais comic shops do centro de Londres. Ó:

MatériaFolha

Templos de HQs em Londres reúnem fãs de cultura pop

Lojas na capital britânica atraem até quem é apenas curioso por quadrinho

Os Estados Unidos podem estar mais associados aos super-heróis das histórias em quadrinhos do que qualquer outro país –são de lá as editoras Marvel e DC Comics e os estúdios responsáveis pelas várias adaptações de gibis, que acabaram se tornando blockbusters.

Mas muitos clássicos do gênero são de autoria de britânicos –de obras-primas como “Watchmen” e “Sandman” às histórias definitivas de personagens como Wolverine, Super-Homem e Vingadores.

Nomes como Alan Moore, Neil Gaiman, Warren Ellis, Barry Windsor-Smith e Dave Lloyd são cultuados por fãs de HQs –e todos nasceram no Reino Unido.

O poderio criativo local nos quadrinhos tem reflexo no centro de Londres. Em uma das regiões mais turísticas da capital britânica, entre o Soho e Picaddilly Circus, estão três impressionantes lojas dedicadas aos quadrinhos e à cultura pop –capazes de atrair olhares até de quem não é muito afeito aos temas.

A mais antiga dessas “comic shops”, a Forbidden Planet, surgiu em 1978 –e deu origem a duas das maiores redes do mundo especializadas nesse universo.

Além das empresas homônimas espalhadas pelo Reino Unido, fãs de quadrinhos também curtem a Forbidden Planet International, resultante de uma cisão entre os fundadores (com lojas na Inglaterra e nos EUA).

Na Forbidden Planet original, o primeiro andar é dedicado à memorabilia de quadrinhos, filmes, seriados e videogames. Além de camisetas com piadas compreensíveis só para os fãs de certas obras, é possível encontrar brinquedos e objetos de coleção para crianças e adultos.

Mas o acervo não se restringe ao mundinho dos gibis. Séries cultuadas como “Harry Potter”, “Star Wars”, “Doctor Who” e “Game of Thrones”, ocupam espaços amplos, com produtos como réplicas de varinhas e sabres de luz.

No subsolo ficam livros e quadrinhos, com estoque dedicado principalmente a publicações mais recentes. Há estantes repletas de encadernados de séries contemporâneas e best-sellers como coletâneas de sagas antigas das grandes editoras americanas.

Mangás e livros de ficção científica e fantasia também possuem seções próprias.

FORBIDDEN PLANET
Onde: 179 Shaftesbury Avenue
Mais: forbiddenplanet.com

ComicShopsLondres - Como Chegar

Gosh! destaca autores ingleses e edições autografadas de livros

A loja Gosh! fica na Berwick Street, rua cheia de pubs, galerias, comércios de discos e barracas de comida.

Nas prateleiras do subsolo há revistas mensais de super-heróis e seus encadernados. O primeiro andar reúne um enorme acervo de quadrinhos de várias nacionalidades e gêneros -há estantes exclusivas para obras inglesas. A loja ainda vende edições autografadas por preço de capa. É possível encontrar, por exemplo, livros de Robert Crumb assinados pelo artista por menos de £ 25 (R$ 118).

GOSH! COMICS
Onde: 1 Berwick Street
Mais: goshlondon.com

Orbital

Com exposições de arte, Orbital é indicada para colecionadores

A menos de 200 metros da estação Leicester Square, a Orbital Comics é atraente para colecionadores. A “comic shop” é um imenso corredor, com as revistas mais novas colocadas na entrada.

Possui galeria para exposições temporárias e um espaço voltado para publicações alternativas, com farta oferta de obras independentes americanas e inglesas. Um freguês habitual é o veterano Garry Leach, ilustrador do clássico “Miracleman”.

ORBITAL COMICS
Onde: 8 Great Newport Street
Mais: orbitalcomics.com

Mega City Comics

A loja fica a menos de cinco minutos a pé da estação Camden Town do metrô. Próxima das grandes feiras e mercados de roupas e comidas da região, tem um acervo menor que as três grandes lojas do centro. Os funcionários são bastante receptivos e dão boas sugestões de títulos recém-lançados e promoções no estoque.

Onde: 18 Inverness Street, Camdem Town.
Mais: www.megacitycomics.co.uk

The Tintin Shop

Criado por um belga, com aventuras ambientadas em todo mundo e um filme dirigido pelo americano Steven Spielberg, o personagem Tintin tem um loja exclusiva em Londres. Além dos livros, a Tintin Shop vende todos os álbuns do herói e diversos produtos relacionados às suas histórias. São chaveiros, mapas, camisas, brinquedos e diversos outros objetos colecionáveis para fãs de um dos maiores clássicos das HQs mundiais. A loja fica na Floral Street, no mesmo quarteirão da estação Convent Garden.

Onde: 34 Floral Street, Convent Garden
Mais: thetintinshop.uk.com/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: