Vitralizado

Cinema

Will Ferrell, Zach Galifianakis e Os Candidatos

Escrevi pro Divirta-se sobre Os Candidatos, novo filme do Jay Roach com Will Ferrell e Zach Galifianakis.

Os Candidatos não é a primeiraincursão de Jay Roach em uma produção de viés político. Antes da comédia estrelada por Will Ferrell e Zach Galifianakis, ele havia dirigido dois filmes para a tevê também sobre eleições nos EUA. Premiado com cinco Emmy (entre eles os de melhor atriz, diretor e roteiro), ‘Virada no Jogo’ (2012) dramatizou os bastidores da  candidatura de John McCain e Sarah Palin em 2008 e ‘Recontagem’ (2008) apresentou as semanas seguintes à primeira eleição de George W. Bush, em 2000.

Agora, Roach volta a expor o insólito das estratégias eleitorais – aparentemente uma realidade universal – com uma trama centrada na campanha de dois aspirantes a uma vaga no Congresso por um distrito da Carolina do Norte. Ferrell é Cam Brady, um político veterano concorrendo a seu quinto mandato pelo partido democrata, e Galifianakis é Marty Huggins, um candidato republicano de primeira viagem e ingênuo, bancado por investidores com interesses comerciais na eleição.

As atuações são o ponto alto do filme: a dupla de protagonistas é capaz de dar graça às piadas majoritariamente ralas e grosseiras do roteiro. E as cenas mais cômicas são dedicadas às famílias e à vida privada dos protagonistas. No entanto, ‘Candidatos’ não consegue usar o humor para falar efetivamente de política e propor uma reflexão legítima sobre a superficialidade dos discursos atuais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: