Vitralizado

Cinema / HQ / Séries

Vitralizado, 7 anos!

[[A designer e ilustradora Giovanna Cianelli assina a arte do postal de aniversário de sete anos do Vitralizado. O lançamento do postal está marcado para os dias 19 e 20 de outubro, na Feira Des.Gráfica, em São Paulo. Você confere as edições prévias dos postais comemorativos de aniversário do Vitralizado ao final do post]]

Vitralizado, 7 anos!

O Vitralizado completa hoje, dia 3 de outubro de 2019, 7 anos de existência. Essa nova idade do blog é celebrada em meio a reformas. Estou cada vez mais certo dos princípios editoriais do blog, mas nos últimos dois anos tenho revisto o ritmo das postagens, os formatos dos posts e o conteúdo que compartilho por aqui.

Apesar da discussão predominante sobre quadrinhos, HQs não eram o foco principal do blog quando ele entrou no ar em 2012. O Vitralizado surgiu como um espaço de generalidades e notícias quentes, mais condizente com o meu trabalho na época, como repórter de cultura do jornal O Estado de S. Paulo.

Hoje não tenho mais interesse em produzir 60 posts por mês. O blog também dedica cada vez menos espaço a hard news. O conteúdo compartilhado por aqui busca ser cada vez mais aprofundado e crítico, cobrindo a vanguarda da linguagem dos quadrinhos sem jamais deixar de fazer oposição às lideranças de extrema-direita que governam o país e refletem muito do que é a nossa sociedade.

Acredito cada vez mais no jornalismo independente do blog, voltado à prestação de serviço público, sem os vínculos institucionais e publicitários tão disseminados entre produtores de conteúdo e que desacreditam a maior parte do material produzido por esses formadores de opinião.

Também reforço meu empenho em colocar lado a lado, sem distinção, os trabalhos de quadrinistas brasileiros e estrangeiros, sejam eles consagrados ou estejam em início de carreira. Ao longo dos 12 meses do sétimo ano do Vitralizado você encontrou entrevistas exclusivas com quadrinistas, editores e jornalistas especializados como Abraham Diaz, Adrian Tomine, Aline Lemos, Aline Zouvi, Box Brown, Carol Almeida, Chabouté, Claudio Martini, Clarice G. Lacerda, Dandara Palankof, David Lloyd, Deborah Salles, Diego Gerlach, Emil Ferris, Emilio Fraia, Emily Carrol, Emilly Bonna, Érico Assis, Fabio Vermelho, Felipe Portugal, Galvão Bertazzi, Guilherme Kroll, Guy Delisle, Helô D’Ângelo, Ing Lee, Jason, Jeff Smith, Jillian Tamaki, Kate Evans, Lobo Ramirez, Lovelove6, Lucas Gehre, Luiz Berger, Marcello Quintanilha, Maria Trika, Panhoca, Paula Puiupo, Paulo Floro, Pedro Dapremont, Rodrigo Okuyama, Rodrigo Rosa, Roger Cruz, Rogério de Campos, Sergio Chaves, Sofia Nestrovski, Thiago Borges, Tom Gauld, Victor Bello e Wagner Willian.

E muito desse material publicado no Vitralizado acabou se estendendo para além do blog, sendo publicado em meios como UOL, Folha de São Paulo, O Globo e Caderno Globo, da TV Globo; e sendo apresentado em formato de curso realizado no Sesc Pompeia, em São Paulo. Pela quarta vez também foi realizado o Prêmio Grampo, em parceria com o blog Balbúrdia. E prometo para breve novidades sobre uma nova parceria, com o Instituto Itaú Cultural, em um projeto que deverá aprofundar muito do conteúdo presente aqui no blog.

Por enquanto é isso. Vou tocando as reformas do blog por aqui e agradeço suas visitas ao longo desses últimos sete anos. Tava massa, ficou melhor e suspeito que vá melhorar. Inté.

O postal comemorativo de 4 anos do Vitralizado, assinado por Jairo Rodrigues
O postal comemorativo de 5 anos do Vitralizado, assinado por Shiko
O postal comemorativo de 6 anos do Vitralizado, assinado por Benson Chin
O postal comemorativo de 7 anos do Vitralizado, assinado por Giovanna Cianelli

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: