Vitralizado

Cinema / HQ / Marvel / Retrospectiva 2014

Top 10 Vitralizado 2014: Capitão América 2, Guardiões da Galáxia e a Fase 3 da Marvel no cinema

Pra encerrar o assunto Marvel nessa retrospectiva. Até pouco tempo, Vingadores ocupava o primeiro lugar do meu ranking de melhores filmes produzidos pela Marvel Studios. Precisei rever Guardiões da Galáxia e Capitão América 2 para os dois passarem o filme do Joss Whedon. Acho que já disse isso por aqui, mas repito: não vejo muita distinção entre o melhor e o pior filme produzido pela Marvel, há qualidades e problemas explícitos em todos, mas nenhum é uma obra de arte do cinema moderno. São entretenimentos legais pra caramba e isso basta pra esses filmes me deixarem feliz. Ainda assim, há uma explícita evolução nas produções da editora/estúdio e a culpa pra mim é única e exclusivamente desses longas ganharem cada vez mais personalidade própria.

Tanto O Soldado Invernal quanto Guardiões da Galáxia são produções muito bem resolvidas em relação aos seus gêneros. Sim, são filmes de super-heróis, mas um de espionagem com vibe anos 70 e a outra numa pegada de ficção científica misturada com toda um clima anos 80 e John Hughes. Pra mim, essas duas produções mostraram o verdadeiro potencial da Marvel como estúdio de cinema. Coisa que acredito que os executivos da empresa também perceberam. A partir de agora, nesse final de Fase 2 e início de Fase 3 do Universo Marvel no cinema, o tom de ‘filme de super-herói’ deve ficar restrito aos grandes encontros desses personagens, nos três Vingadores que estão pra sair.

CA2-1024x665

Você viu aquele quadro do Saturday Night Live com o Chris Pratt? Eles fazem piada com o fato de nada da Marvel ter dado errado até o momento. Um dos blockbusters do ano foi um filme de um grupo desconhecido dos anos 70, que nunca fez sucesso, e o próximo lançamento é um filme solo do HOMEM-FORMIGA. Aí os roteiristas do SNL passam a cogitar novas produções Marvel, nenhuma baseada em hqs e todas sucessos em potencial. Surgem títulos como Criaturas dos Cosmos, Passageiros de Ônibus, Pam (não importa quem é, mas blockbuster certo), Fantasmas Estilosos, Alguns Carrinhos de Mercados, Pam 2: A Pam Invernal e Marvel’s Star Wars.

O raciocínio é simples: agora a Marvel pode tudo. Tanto é assim que eles lançarão mais 10 filmes até 2019 – alguns estrelados por gente como Capitã Marvel, Pantera Negra e Inumanos. Isso tudo me faz lembrar de uma conversa que tive com o Mike Deodato lá no começo do ano, pra uma matéria sobre os principais lançamentos de 2014. Talvez o artista brasileiro que mais publicou na Marvel até hoje, ele me disse o seguinte sobre o filme dos Guardiões: “Vai ser o grande teste deles. Se conseguirem fazer sucesso com personagens tão desconhecidos, o estúdio ficará entre os maiores do mundo em termos de poder e influência, acredito”. No ponto. Eles fizeram sucesso e hoje a Marvel faz o que quer.

Guardiões

1 comentário Top 10 Vitralizado 2014: Capitão América 2, Guardiões da Galáxia e a Fase 3 da Marvel no cinema

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: