Vitralizado

Cinema

Star Wars: Episódio VII – O retorno de Darth Plagueis?

Já fomos apresentados ao elenco do sétimo episódio de Star Wars e agora começaram a surgir vários boatos de nomes para o filme. O Harry Knowles do Ain’t it Cool News apostou em The Ancient Fear (algo como Um Medo/Temor do Passado). Segundo as fontes dele, o nome serie uma referência ao personagem do Max Von Sydow. Como muita gente já comentou, o nome faria até uma conexão a Uma Nova Esperança – Novo/Passado, Medo/Esperança. Faz sentido. Já o pessoal do Bleeding Cool disse que o título terá as iniciais AVGO, que ninguém faz a mínima do significado. Se eu tivesse de apostar, por mais que goste de The Ancient Fear, não acredito muito que 1) J.J. Abrams deixaria vazar algo tão importante como o título da produção e 2) caso seja realmente esse o provável nome, depois de ter vazado, ele continue a valer. De qualquer forma, esse título me fez pensar algumas possibilidade sobre a trama.

ElencoSW

Claro, do elenco que fomos apresentados, já conhecemos os papeis de Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia), Mark Hamill (Luke), Anthony Daniels (C3PO), Peter Mayhew (Chewie) e Kenny Baker (R2-D2). Aí vem a galera nova. Primeiro temos John Boyega, sensacional em Ataque no Prédio. Teria ele sido contratado para repetir a fúria de seu personagem no filme ambientado no subúrbio de Londres?

Aparentemente, Boyega é da mesma geração de Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar Isaac e Domhnall Gleeson. Os quatro devem ser descendentes de Luke ou do casal Solo-Organa. Outras apostas seriam em aprendizes de Luke. Depois de tanto tempo como cavaleiro Jedi ele já deve ter alguns alunos mais graduados. Enfim, serão eles que darão continuidade à saga. Oscar Isaac é o mais velho desse grupo, 34 anos. Apesar de ser apenas três anos mais velho que Gleeson, ele é o que aparenta mais. Repetindo: J.J. Abrams gosta de trabalhar com boas ideias do passado. Então faria muito sentido um boato já popular que cogita que Isaac seja uma espécie de caçador de recompensas convertido à Aliança, assim como aconteceu com Han Solo. Bem, aí tem Andy Sekis (Gollum/King Kong/Caesar). Sério, ninguém duvida que ele vai interpretar algum alien ou robô né? Talvez um Chewie 2.0? Algum et figurão e carismático?

Finalmente chegamos a Max von Sydow. Cara, o J.J. Abrams pode esconder o que quiser, mas acho que todo mundo acredita que o ator vai ser o vilão né? Com aquele vozeirão todo, papel em O Exorcista e cara macabra daquele jeito, você duvida que ele vai aparecer com um sabre de luz vermelho? Daí pensei um pouco em que poderia ser esse vilão. Darth Vader e Palpatine estão mortos. Temos os heróis da trilogia original, mas ninguém do Lado Negro de nenhum dos seis filmes prévios. E se a ideia é ter um vilão, é preciso alguém mais perigoso que os antagonistas anteriores. Talvez alguém que tenha sido mestre de Palpatine? Pode ser. E quem seria essa pessoa? Darth Plagueis. Você lembra da cena da ópera no Episódio III? É quando Palpatine dá uma de suas últimas cartadas para converter Anakin para o Lado Negro. Ele conta a lenda de Darth Plagueis, um Sith tão poderoso e sábio que conseguia criar vida e evitar a morte. “O Lado Negro da Força é um caminho para muitas habilidades consideradas não naturais”, explica Palpatine. Saca a cena:

Não sei se você interpreta assim, mas sempre fiquei com a impressão que Palpatine era o seu aprendiz e foi ele que matou Plagueis. Depois lançaram um livro ambientado no universo expandido da saga que confirma isso. Eu desconsidero qualquer livro/quadrinho como parte da cronologia dos filmes. No entanto, pode ser que a minha interpretação da cena com Palpatine e Anakin realmente tenha sido a mensagem que George Lucas queria passar: o Imperador matou seu mestre, um Sith poderoso chamado Darth Plagueis. Agora vamos lá, se ele era tão sábio e poderoso assim, será que ele não teria conseguido enganar também seu aprendiz e forjar sua morte? Acho uma ótima suposição. Seria uma tremenda conexão entre as duas trilogias anteriores e, além de tudo, permitiria que Luke entrasse em contato com a única pessoa que conhece sobre a lenda de Plagueis: Anakin Skywalker/Darth Vader. Já pensou? Ele se manifestaria pela Força explicando quem é o Sith que viveu escondido e observou a ascensão e queda de Palpatine. Plagueis seria exatamente o temor do passado de um dos títulos cogitados até o momento.

E aí, o que você acha?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: