Vitralizado

Cinema

Richard Linklater e a conexão entre Boyhood e a trilogia Antes do Amanhecer/ Antes do Pôr do Sol/ Antes da Meia-Noite

JesseMason1

Já falei por aqui: Boyhood é o filme de 2014.  A obra está agendada para chegar aos cinemas brasileiros apenas dia 23 de outubro, então permita-se criar altas expectativas até lá. Assim como acho que a carta do personagem Ethan Hawke para o protagonista do filme não é um spoiler, também acredito que as informações a seguir não estragam de forma alguma a experiência de ver o filme, mas caso você prefira chegar zerado ao cinema, pare por aqui, combinado?

Como você já deve saber, Boyhood conta a história de um garoto chamado Mason, ao longo de 12 anos de sua vida. Começa com ele lá pelos cinco ou seis anos e termina quando ele chega aos 18. Vemos algumas das mais marcantes experiências de sua juventude. E o diretor Richard Linklater filmou a produção também ao longo desses 12 anos, com os mesmos atores. Todo ano o grupo se encontrava, eles trabalhavam no roteiro e filmavam algumas cenas.

Dentre as muitas coisas que saí do cinema pensando foi se a história iria parar por ali, com Mason aos 18 anos. Também diretor da trilogia Antes do Amanhecer/ Antes do Pôr do Sol/ Antes da Meia-Noite, Richard Linklater é chegado num trabalho a longo-prazo. Foram quase dez anos entre cada um dos filmes da série protagonizada por Julie Delpy e Ethan Hawke (também intérprete do pai de Mason). Ele não poderia fazer o mesmo com Boyhood? Daqui a doze anos veríamos o que teria acontecido com Mason entre os 18 e os 30.

JesseMason2

Claro, não fui o único a cogitar essa possibilidade. O pessoal da Empire também pensou nisso. E eles tiveram a oportunidade de perguntar a Linklater. O questionamento foi feito pelo repórter Simon Crook. Ele quis saber se havia alguma possibilidade de continuação de produção. Segundo o texto da revista, o cineasta hesita um pouco, pensa e responde:

“Bem, agora ele vai estar em seus primeiros períodos da faculdade, então eu sei como vai ser a vida do Mason pelos próximos anos. Mas depois disso? … Sabe, eu estava pensando: não seria sensacional se o Mason largasse a faculdade, entrasse em um trem e conhecesse uma garota na Europa…”

Sacou? Para ele, o Mason de Boyhood e o Jesse de Ethan Hawke na trilogia Antes do Amanhecer/ Antes do Pôr do Sol/ Antes da Meia-Noite poderiam ser a mesma pessoa. Se você parar pra pensar bem, há várias semelhanças entre os personagens. Ambos nasceram no Texas, os pais dos dois são divorciados e mesmo as personalidades de Jesse e Mason são bastante parecidas. Mas aí tem aquela outra coisa, não seriam ambos também o próprio Richard Linklater?

Como o próprio diretor já comentou, a inspiração para o encontro de Jesse e Celine em Antes do Amanhecer veio de um encontro real dele com uma garota na Filadelfia em 1989. Então provavelmente as origens de Mason também não devem ser tããão distantes assim das de Linklater. Em Antes do Pôr do Sol, antes de encontrar Celine, Jesse está lançando seu romance na livraria Shakespeare and Company em Paris. Você lembra a resposta do personagem para um jornalista que pergunta se seu livro conta uma história autobiográfica? “Hum, bem, olha…no final das contas não é tudo autobiográfico?”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: