Vitralizado

Cinema / HQ / Séries

## Retrospectiva Vitralizado 2017 ##

Aqui vamos nós! Estamos na rabeira de 2017, às vésperas de 2018 e dou início à Retrospectiva Vitralizado 2017. De ano a ano eu mudo a proposta das retrospectivas do blog. Em 2012, ainda na época dOEsquema, participei de uma empreitada conjunta com os meus ex-colegas de portal. Em 2013 eu listei as 13 coisas mais legais do ano que havia passado. Eu passei grande parte de 2014 fora do país e foquei nos 10 melhores acontecimentos do ano e da minha vida em Londres. A partir de 2015 o foco da brincadeira passou a estar mais em quadrinhos. Ano passado fiz uma maratona imensa e listei 75 grandes lançamentos do ano. Não pretendo seguir o mesmo formato em 2017. Tenho mais ou menos 50 posts rascunhados, todos curtinhos, misturando HQs marcantes com grandes fatos do ano que chega ao fim – relacionados principalmente a HQs.

Aliás, sobre o foco em quadrinhos. O Vitralizado não é um blog sobre quadrinhos. O Vitralizado é o meu blog, sobre os tópicos que mais me interessam no momento em que escrevo e vem sendo, nos últimos dois anos, um espaço focado principalmente em HQs. Meus interesses são bem vastos, vão de gibis a futebol, mas tem tanta coisa legal, pessoas interessantes, autores incríveis e publicações sensacionais nesse universo de HQs que sinto um imenso prazer em que continuar falando sobre esses tópicos por aqui.

E não só por aqui, né? Hoje eu penso no Vitralizado como o concentrador de todas as minhas empreitadas e projetos pessoais, mas ele se desdobra em vários links, publicações e eventos. Pretendo tratar sobre algumas dessas investidas além-blog nos posts dos próximos dias, mas em 2017 foram sete matérias pro UOL, sete pra Rolling Stone, três pra Monet, uma capa do caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, duas matérias pra Plaf, oito encontros do Clube de Leitura Ugra & Vitralizado e um curso. Escrevi o prefácio da edição de 20 anos de Ghost World, publicada pela Nemo, e o texto da 4ª capa do Labirinto do Thiago Souto. Mediei várias conversas e eventos. Também foi o ano da Série Postal, a primeira empreitada impressa do blog. Sem contar os 313 posts, que devem passar dos 360 até o fim da retrospectiva, média de 30 por mês – sendo que eu tinha me prometido não passar dos 20 posts mensais ao longo de 2017 pra controlar um pouco o vício que tenho nisso aqui.

Enfim, tudo muito bão, tudo muito bem. Talvez ainda pinguem uns posts mais quentes nos próximos dias, não limitados à retrospectiva, mas ela será o foco principal das próximas semanas. Aí, logo depois, retomamos a programação normal com umas novidades beeeem massa pra 2018 que estou me coçando pra não contar… Mas uma coisa de cada vez! A seguir, a Retrospectiva Vitralizado 2017! Divirtam-se!

(PS: imagem em destaque roubada lá do site do Mathias Adolfsson)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: