Vitralizado

HQ

Câmara Brasileira do Livro inclui a categoria História em Quadrinhos no Prêmio Jabuti a partir da edição de 2017

É oficial: dentre as 29 categorias do Prêmio Jabuti em 2017 haverá uma exclusiva para História em Quadrinhos. O anúncio foi feito hoje, em coletiva de imprensa na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em São Paulo. As inscrições para a premiação serão abertas no dia 18 de maio, mesma data em que serão disponibilizados no site da instituição os critérios de avaliação a serem utilizados para cada categoria. Assim como em todas as outras categorias, os jurados de História em Quadrinhos serão convidados a partir de indicações de profissionais do mercado editorial e análise da CBL.

O novo curador do prêmio, Luiz Armando Bagolin, afirmou que a criação de uma categoria exclusiva para quadrinhos já estava em seus planos quando foi convidado para ser o novo responsável pelo Jabuti. Ainda assim, tenho certeza que a categoria também é resultado direto da comoção em torno da campanha iniciada pelo quadrinista Wagner Willian em dezembro do ano passado que culminou em um abaixo-assinado com 2107 nomes até o momento.

Agora começa a cobrança em torno da CBL. Como consta na carta enviada à instituição, “quadrinhos são uma forma de expressão artística com linguagem e histórico próprios”. A atual efervescência da cena brasileira de HQs reforça toda a diversidade e a abrangência do que pode ser compreendido como um gibi – ou qualquer outro nome que você prefira usar. Fica a expectativa de que o júri de três pessoas a ser selecionado pela Câmara seja capaz de expor um pouco dessa grandeza e representatividade do que são os quadrinhos brasileiros hoje.

1 comentário Câmara Brasileira do Livro inclui a categoria História em Quadrinhos no Prêmio Jabuti a partir da edição de 2017

  1. Pingback: Vitralizado #56 – 05.2017 | Vitralizado

Deixe um comentário


Notice: Undefined index: email in /home/vitralizado/www/wp-content/plugins/simple-social-share/simple-social-share.php on line 74