Vitralizado

HQ

Biblioteca Básica das HQs Brasileiras [2013-2016]: um curso sobre quadrinhos nacionais obrigatórios na sua coleção

Ei! Tenho um convite pra você! Bolei um curso novo com o pessoal da Ugra, chamado Biblioteca Básica das HQs Brasileiras [2013-2016]. São quatro encontros, marcados pra rolar nos dois últimos sábados de maio (20 e 27/5) e nos dois primeiros de junho (3 e 10/6), sempre das 10h às 12h. A sacada da vez é a seguinte: ao longo dos quatro dias farei um panorama das principais obras nacionais publicadas no quadriênio 2013/2016 e o impacto de determinados títulos na cena brasileira de quadrinhos.

Cada aula será destinada a um ano específico, tratando os principais lançamentos de cada período e também temas como a chegada e o reconhecimento crescentes de quadrinhos autorais brasileiros em mercados internacionais, o legado do projeto Graphic MSP e a presença de um discurso cada vez mais político nos títulos locais. Curte a ideia? Você se inscreve lá no site da Ugra. E ó: os inscritos ainda levam pra casa essa beleza de pôster aqui em cima – trabalho foda da Manzanna que ainda vou comentar por aqui.

[**Lembre aqui como foram as duas edições do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras**]

Como você deve lembrar, ano passado organizei duas edições do curso Os Ciclos Produtivos das HQs Brasileiras, sempre com casa cheia também na Ugra. Assim como esses dois eventos do ano passado, o Biblioteca Básica tem como principal objetivo conversar e refletir ao vivo sobre os rumos da cena nacional de quadrinhos. Enquanto os eventos de 2016 analisavam a cadeia de produção, o foco da vez será a principal matéria-prima dessa agitação criativa rolando por aqui: os próprios gibis.

Mais uma vez: o convite tá feito. Seja você quadrinista, editor, jornalista ou leitor, sua presença na Ugra será extremamente bem-vinda. O objetivo do curso é trocar ideias e experiências, bater-papo e refletir sobre muito do que tá rolando no mercado brasileiro de HQs. Vamos? Ó a programação oficial:

bibliotecabanner

Curso: Biblioteca Básica das HQs Brasileiras [2013-2016]
Organizador: Ramon Vitral
Data: 20 e 27/05 + 03 e 10/06
Horário: das 10h às 12h.
Local: Ugra – Rua Augusta, 1371, loja 116

Nos últimos sete anos o jornalista Ramon Vitral publicou matérias sobre HQs nos principais jornais, revistas e sites da imprensa brasileira. Responsável pelo blog Vitralizado e autor de entrevistas com nomes consagrados dos quadrinhos mundiais, ele apresenta entre o final de maio e início de junho de 2017 o curso Biblioteca Básica das HQs Brasileiras [2013-2016].

Ao longo de quatro encontros será traçado um panorama das principais obras nacionais publicadas no quadriênio 2013-2016 e o impacto de determinados títulos na cena brasileira de quadrinhos. Cada aula será destinada a um ano específico, destacando os principais lançamentos de cada período além de abordar temas como a chegada e o reconhecimento crescentes de quadrinhos autorais brasileiros em mercados internacionais, o legado do projeto Graphic MSP e a presença de um discurso cada vez mais político nos títulos locais.

Dinâmicas e fartamente ilustradas, as aulas contarão com depoimentos exclusivos de pessoas-chave da cena brasileira, imagens das HQ mencionadas e dicas de leituras complementares. O conteúdo dos encontros estará disponível em um site de acesso exclusivo aos inscritos.

O curso é voltado para maiores de 16 anos que tenham qualquer grau de interesse em HQs. Seja você quadrinista, editor, jornalista, estudante ou leitor, sua presença será muito bem-vinda. O objetivo das aulas é refletir sobre a atual agitação criativa das HQs brasileiras a partir de sua principal matéria-prima: os próprios gibis.

Todos os inscritos ganham um exemplar do pôster do evento, de autoria da quadrinista Manzanna e impresso em risografia.

Deixe um comentário


Notice: Undefined index: email in /home/vitralizado/www/wp-content/plugins/simple-social-share/simple-social-share.php on line 74